Home > Atividades do Consulado
Discurso do Cônsul Geral da China Sr. Song Yang na recepção do Ano Novo Chinês e o Espetáculo de Artistas Chineses "Cultura da China, Festival da Primavera"
2016/02/17

Discurso do Cônsul Geral da China Sr. Song Yang na recepção do Ano Novo Chinês

e o Espetáculo de Artistas Chineses “Cultura da China, Festival da Primavera”.

Excelentíssimo Sr. Emb. Luiz Augusto de Araujo Castro

Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro,

Excelentíssimo Sr. Pedro Spadale e senhora

Subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Rio de Janeiro,

Excelentíssimo Sr. Sanjeev Chowhury

Decano do Corpo Consular Estrangeiro no Rio de Janeiro,

Excelentíssimo Sr. Embaixador Valdemar Carneiro Leão e senhora

Ex-Embaixador do Brasil na China.

Excelentíssimo Sr. Haroldo Borges Rodrigues Lima

Ex-Diretor-Geral da ANP,

Prezado Sr. Yu Xiao

Chefe da Delegação Artística do Gabinete de Assuntos de Chineses Ultramarinos do Conselho de Estado da China

Prezado Sr. Chen Pili

Presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China,

Caros colegas cônsules gerais e honorários,

Senhores compatriotas, amigos, senhoras e senhores:

Boa noite!

Hoje é o nono dia do primeiro mês do Ano Novo Chinês no calendário lunar - o Ano do Macaco. Nestes dias nos quais todas as famílias chinesas se reunem, celebrando e desejando um Ano Novo cheio de alegria, o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro tem o prazer de convidar a todos os amigos aqui presentes, a compartilharem este momento de grande felicidade. Gostaria de transmitir os bons votos do Embaixador Li Jinzhang para todos, e aproveitar este momento especial para agradecer pelo espetáculo cultural oferecido pelo Gabinete de Assuntos de Chineses Ultramarinos do Conselho de Estado da China, e pelo apoio e trabalho incansável da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China, para a realização deste Espetáculo.

Se fizermos uma revisão do ano passado – o Ano de Cabra, veremos os frutos positivos não somente do país, mas também do nosso povo. A vida dos chineses tem melhorado, visto que o PIB per capita é de 7800 dólares americanos. O crescimento do rendimento do povo chinês tem ultrapassado o do PIB. Mais pessoas vão morar em cidades, mais pessoas conseguem empregos, e muitas delas são empreendedores com inovação e bons desempenhos no mercado de trabalho. Foram gerados 13 milhões de novos postos de emprego no ano passado. O setor terciário representa mais de 50% do PIB, e a contribuição do consumo para o crescimento do PIB foi de 66,4%, com o aumento dos preços ao consumidor apenas de 1,4%. A China tem 688 milhões de internautas. Em um ano foram vendidos 518 milhões de celulares. As vendas no varejo online ultrapassaram 4 trilhões de RMB. Por exemplo, durante o famoso dia 11 de Novembro, como Black Friday, a operação do maior shopping online T-mall ascendeu a 91,2 bilhões de RMB. O povo chinês realilzou mais de 4 bilhões de viagens turísticas domésticas no ano passado, e o número de viagens internacionais foi de 109 milhões. A China ocupou o primeiro lugar mundial na quantidade e no gasto de turistas no exterior. O PIB chinês ultrapassou 10 trilhões de dólares americanos, permanecendo a classificação de segundo lugar no ranking mundial, ficando em primeiro lugar no comércio de mercadorias. A participação mundial das nossas exportações continua aumentando, e a China se tornou um país com grandes investimentos no exterior. O poder de fala no sistema financeiro global é cada vez maior. As iniciativas de “Um Cinturão e uma Rota” e do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII) são exemplos da promessa chinesa para o desenvolvimento global, e destacam que a contribuição da China com o desenvolvimento do mundo continua no primeiro lugar. As realizações provenientes do desenvolvimento chinês nunca foram resultados de graça e nenhuma observação pessimista ou operação interferente jamais as afetaria porque o ouro verdadeiro nunca esconde seu brilho. Há uma rocha em meio às correntezas do Rio Amarelo na China, chamada Dizhu – palavra que significa pilar duro e fixo. Quer na tempestade quer nas ondas, ela permanece imóvel. O governo chinês pode aqui ser representado simbolicamente por esta rocha, pois apesar dos choques internacionais e das dificuldades da reforma, a economia chinesa mantém a sua base sólida.

Neste ano, por coincidência, o Carnaval do Brasil se cruzou com o Ano Novo Chinês. Há um ditado popular aqui que diz: “O ano só começa depois do Carnaval.” Também há um ditado chinês que diz: “Primavera é o melhor começo de um ano”. Este ano é o começo da promoção do Décimo Terceiro Plano Quinquenal, etapa decisiva na construção de uma sociedade moderadamente próspera na China. É também o ano de muitas lutas para a promoção da reforma estrutural da economia doméstica chinesa. A China vai continuar seu planejamento desenvolvimentista inovador, coordenador, sustentável, aberto e compartilhado, além de continuar seu planejamento estratégico por meio da construção de uma sociedade moderadamente próspera, do aprofundamento das reformas, da governança com base na legislação e da administração partidária rigorosa. Os chineses sempre dizem: “O velho se foi, o novo vem”. A China reformadora irá se adaptar a uma nova normalidade, lidar a nova normalidade e chegar a novos patamares. Quem dorme sonha, quem trabalha conquista. O povo chinês trabalha direto, pisa firme, e assim acumula a sua riqueza. Saindo do inverno, nós temos esperança e confiança, porque com coragem e sabedoria, o grande navio chinês vai longe, e cada ano é um bom ano.

Estamos no ano olímpico. Será a primeira olimpíada no continente Sul-Americano. O continente inteiro está com os braços abertos, assim como o Cristo Redendor, pronto para contribuir com o intercâmbio esportivo e cultural da humanidade. Sentimos a hospitalidade do povo brasileiro, e admiramos os esforços dos governos federal, estadual e municipal na realização dos jogos olímpicos. Os atletas chineses consolidarão sua amizade com atletas de todos os países, inclusive com os brasileiros. Há um grande número de chineses cadastrados para o voluntariado para apoiar os jogos, há uma grande quantidade de Fabricados na China para os serviços durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, além disso, há muitos turistas que virão para assistir aos jogos, e incontáveis jornalistas chineses virão para divulgar mais amplamente o Brasil ao povo chinês.

Este ano também é o Ano Cultural China-América Latina, mostrando que a cultura não tem fronteiras. Ambas as regiões possuem culturas ricas e fascinantes que, com certeza, precisam ser aproveitadas e mutuamente conhecidas. O Rio de Janeiro, sem dúvida nenhuma, serve como a melhor janela deste intercâmbio. Nesta noite, os artistas chineses apresentarão aos senhores um espetáculo de canções, danças e acrobacias variadas, trazendo os melhores desejos para o Ano Novo Chinês, e com os sinceros votos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Desejo muito sucesso ao espetáculo. Faço votos de muita paz, saúde e felicidade no Ano do Macaco para todos!

Muito Obrigado!

Suggest To A Friend:   
Print