Home > Atividades do Consulado
Discurso do Cônsul-Geral Sr. Song Yang na Recepção do Festival da Primavera
2014/01/26

 

Discurso do Cônsul-Geral Sr. Song Yang 

na Recepção do Festival da Primavera

(24 de janeiro, 2014)

 

Excelentíssimos convidados,

senhoras e senhores,

boa noite!

 

Realiza-se nesta noite, à beira da linda Baía de Guanabara, a Recepção do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, celebrando o tradicional Festival da Primavera, conhecido como Ano Novo Chinês, e aproveitando também a minha chegada como Cônsul-Geral. Gostaria de dar as boas vindas para todos os nossos convidados.

Estamos recebendo o Ano do Cavalo do calendário lunar. Após um século de vicissitudes, a China está no caminho certo para a construção de uma sociedade moderadamente próspera, realizando o grande rejuvenescimento da nação. o PIB nacional chinês em 2013 aumentou 7,7%, chegando um patamar de 9 trilhões de dólares americanos, cerca de sete mil dólares americanos per capita. O Comércio Externo da China montam mais de 4 trilhões de dólares, e a China se tornou o maior país comercial do mundo. Neste momento, a Sonda Espacial Lunar Chinesa Chang’e e Coelho YuTu, nomes legendários da China, estão acenando para nós longe na lua, com a bandeira chinesa, como se estivessem dizendo que a realização do Sonho da China estaria bem próxima. A decisão de realizar uma Reforma Exaustiva e aprofundada, tomada pela Terceira Sessão Plenária do Décimo Oitavo Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês, nos leva a uma nova etapa significativa do desenvolvimento e reforma chinesa, com batalhas duras e em águas turbulentas. A China está, e sempre estará cheia de confiança, em conseguir resultados decisivos em áreas-chaves na reforma chinesa até 2020.

Queria informar, que o desenvolvimento de relações sino-brasileiras traz boas notícias, como o Embaixador Li Jinzhang apresentou no seu discurso do Ano Novo. A confiança política está cada vez mais profunda, com a troca de visitas de alto nível. Estamos unidos para salvaguardar os interesses dos países em desenvolvimento, mantendo a coordenação intensa nos temas internacionais. Realizamos com grande sucesso o Mês da Cultura Brasil-China. De acordo com as últimas estatísticas divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, a China se manteve como o maior parceiro comercial do Brasil em 2013. A China é o maior destino de exportação brasileira, a maior fonte de importação e um dos investidores mais importantes do Brasil. O Brasil ganha um Superávit de oito bilhões e setecentos milhões de dólares americanos na balança comercial com a China, superando o Superávit Total (dois bilhões, quinhentos e sessenta mil dólares americanos) com todos os outros países na sua balança comercial.

O Cavalo, no calendário lunar, tem um significado muito positivo, como boa-colheita, sucesso, herói, aceleração, etc. Neste Ano do Cavalo, vamos celebrar o quadragésimo aniversário do estabelecimento das Relações Diplomáticas entre a China e o Brasil, e vamos esperar o Sexto Encontro de Líderes dos Países BRICS dar um impulso para uma nova fase da Parceria Estratégica Sino-Brasileira. Desejo grandes êxitos na realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, e ofereceremos não só produtos, mas também fãs chineses de primeira qualidade, e desejamos a todos muita paz, sucesso e felicidade.

Cheguei no Rio de Janeiro como Cônsul-Geral recentemente. A Ex-Cônsul-Geral Sra. Chen Xiaoling tem ganho resultados notáveis. Vou continuar em meus esforços junto com os meus colegas, para oferecer bons serviços à toda a população que o meu consulado abrange.

Uma velha frase chinesa diz, A Velocidade do Cavalo Depende das Quatro Pernas. Uma perna só não basta. O desenvolvimento chinês e o das relações sino-brasileiras dependem de todos. Espero que possa contar com o seu apoio. Por fim, eu gostaria de agradecer, em nome do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, aos convidados que paticipipam hoje, pela presença de todos, e desejamos um Feliz Festival da Primavera, e um Bom Ano do Cavalo!

Suggest To A Friend:   
Print