Home > Últimas Notícias
Discurso do Cônsul-Geral Li Yang na Recepção do Dia Nacional da China
29 de setembro de 2017, Grande Sala da Cidade das Artes
2017/10/01

Senhoras e senhores,

 

Boa tarde!


Bem-vindos à Cidade das Artes para a comemoração do 68º aniversário da República Popular da China! Agradeço muito ao Presidente da Cidade das Artes, o Subsecretário Municipal de Cultura, Sr. André Marini, por nos oferecer o maior palácio das artes do Rio para realizar o evento.


A República Popular da China foi proclamada há 68 anos. Então hoje o que está acontecendo na China? Qual é a diferença comparando com antigamente? O que é que isso prevê? Uma estrategista ocidental sabe a resposta.


A China representa a reforma. A reforma atual da China é aprofundada e completa, incluindo todas as partes tais como política, economia, potência militar, cultura, ciência e tecnologia, justiça, educação, saúde, meio ambiente, esporte, sociedade, vida do povo, etc. Nos últimos 5 anos, a China tem lançado mais de 1500 medidas de reforma. As reformas têm uma intensidade sem precedentes, todas as grandes reformas são implementadas e promovidas pelo Secretário Geral Xi Jinping. Deram-se ótimos resultados, com grandes impulsos ao desenvolvimento do país e progresso da sociedade. As reformas são eficientes e sem precedentes: quase todas as medidas foram introduzidas e praticadas dentro de alguns meses ou até alguns dias, e obtiveram bons resultados.


A China representa a inovação. Os amigos estrangeiros que vivem na China até elegeram "Quatro Novas Invenções" do país, que são ferrovia de alta velocidade, Alipay, bicicleta compartilhada e shopping on-line. Até 2016, a ferrovia de alta velocidade da China já haviam sidos construídos até 22 mil km, o que ocupa 60% da quilometragem total do mundo, e tem a velocidade de operação de até 350km/h, transportando mais de 1400 milhões de passageiros no ano passado. Começaram as pesquisas e o desenvolvimento da super ferrovia de 1000km/h.  Quanto ao Alipay, este faz as notas e cartões deixarem de ser importantes. O Alipay ainda tem pagamento por retina. Tudo isso reduz as doenças, o dinheiro de contrafação e estelionato de cartões. Para usar uma bicicleta compartilhada na China, paga-se somente 50 centavos por hora. Lê-se o código bidimensional na bicicleta, a chave abre, e pode-se andar com a bicicleta imediatamente. Atualmente há milhões de bicicletas compartilhadas na China, que ajudam ao meio ambiente e também a aliviar o trânsito na cidade. Nos sites chineses como Taobao e Jingdong, todos os produtos quotidianos são disponíveis, incluindo própolis do Brasil, Havaianas e Melissa. No dia de solteiros da China do ano passado, dia 11 de novembro, o site de shopping online Taobao realizou mais de 15 bilhões de dólares de transações num dia só. Para popularizar compras on-line, na maioria das cidades as compras podem ser entregues em domicílio em 3 dias. Em mais de 10 grandes cidades, quando as compras são feitas antes das 10h00, conseguem recebê-las antes das 22h00 do mesmo dia.


A China apresenta o futuro. Tudo que mencionei anteriormente está mudando a China: A política tem mais integridade, a sociedade fica mais segura, o meio ambiente mais limpo, a vida do povo mais conveniente, o país mais forte. Porém, a China não se beneficia do fruto do desenvolvimento sozinha. A China está promovendo com toda a força os grandes projetos científicos, tais como computação e comunicação quântica, a fusão nuclear "sol artificial", etc., e também o sistema global de comunicação "Beidou" e o sistema global de energia. Todas as medidas tomadas pela China para resolver as mudanças climáticas, para reformar a governança global econômica, e as iniciativas propostas pela China tais como "Cinturão e Rota", "BRICS+" e construção da "Comunidade de Destino Comum Humano", são esforços e explorações contínuos que a China está fazendo, lidando com os grandes desafios globais, de modo a salvaguardar um futuro mais próspero, harmonioso e tranquilo para os seres humanos.


Senhoras e senhores, queridos amigos,


O conceito nuclear da "Comunidade de Destino Comum Humano" é que todos os países planejem conjuntamente o futuro, enfrentem conjuntamente os desafios, construam conjuntamente o blueprint, disponham conjuntamente de segurança e compartilhem conjuntamente um futuro melhor. O conceito necessita de negociações iguais e cooperações mutuamente benéficas de todos os países, necessita de que todos desempenhem um papel de liderança e deem impulsos à construção da comunidade de destino comum humano. A China já está pronta e está tomando ações para esta grande causa. A China espera que todos os países, não só os "BRICS" - o Brasil, a Rússia, a Índia e a África do Sul, não só países de mercados emergentes e países em desenvolvimento, mas também os países desenvolvidos, possam tomar ações juntamente conosco. Hand in hand, step by step.


Muito obrigado!

Suggest To A Friend:   
Print