Home > Notícias do Brasil
Discurso do Embaixador Li Jinzhang na Cerimônia da Condecoração no Itamaraty
2018/11/28
 

Sua Excelência Embaixador Marcos Galvão, Secretário-Geral das Relações Exteriores e a Senhora,

Excelentíssimos amigos Embaixadores e Senhoras,

Senhoras, Senhores, amigos,

 

Na ocasião em que terminarei a minha carreira diplomática e da minha despedida do Brasil, manifesto os meus sinceros agradecimentos ao Embaixador Marcos Galvão pela condecoração da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e pela realização do Banquete de Despedida a mim e à minha senhora Huang Minhui junto com a sua esposa. Isso não é só uma afirmação pelo trabalho da Embaixada da China e de mim pessoal, mas também demonstra a grande amizade do governo e povo brasileiro com o governo e povo chinês.

 

A parte mais valiosa duma amizade pessoal é o conhecimento mútuo. A parte mais valiosa dum relacionamento entre os países é a amizade entre os povos. Hoje, completou-se 2498 dias da minha missão no Brasil. Recordando os últimos quase 7 anos com os dias inesquecíveis, o que me dá mais satisfação é que conheci muitos bons amigos e parceiros no Brasil. O que me deixa mais orgulhoso é que tenho passado pelos processos extraordinários da grande causa amistosa entre a China e o Brasil.

 

Constitui-se um processo esplêndido de avanço com mãos dadas entre a China e o Brasil. No primeiro ano do meu mandato, elevou-se o relacionamento sino-brasileiro ao nível da Parceria Estratégica Global. Nos últimos anos, enfrentando grande desenvolvimento, mudanças e reajustes do mundo, o relacionamento entre os nossos países, que sempre persistem em respeito mútuo e tratamento de equidade, já se tornou um relacionamento maduro e dinâmico entre os grandes países em desenvolvimento, mostrando seu estilo da Parceria Estratégica Global. Temos intercâmbios amistosos mais frequentes na administração, legislação, justiça e diplomacia nos níveis federais, estaduais e municipais. Os dois países não só promovem o salto da nossa cooperação no sentido bilateral, como também persistem em multilateralismo junto com os outros países dos Brics. Participaram ativamente na construção da comunidade de destino comum entre a China e a América Latina, contribuindo positivamente para a paz e o desenvolvimento do mundo e da região.

 

Constitui-se um processo próspero da convergência dos interesses entre a China e o Brasil. É muito raro encontrar a complementaridade tal como entre nossos países. Perante os desafios do fraco crescimento da economia global, os dois países sempre persistem no conceito de cooperação de benefício mútuo e de ganho-ganho, mantêm sempre a boa tendência de ser oportunidades recíprocas. O Caminho de conexão das estratégias está cada vez mais amplo e o caminho de cooperação fica firme a passos largos. A troika, composta pela cooperação de comércio, investimento e finança avança com vento em popa. A China trata-se do maior parceiro comercial e o maior mercado de destino para as exportações brasileiras nos últimos 9 anos consecutivos. O estoque de investimento chinês no Brasil atingiu 54 bilhões de dólares. Estamos com resultados frutíferos na cooperação científica e tecnológica, frequentes e fluídos intercâmbios militares e bom andamento na cooperação agrícola e pecuária, de manufatureira, científica, tecnológica e inovadora, energética, da economia digital e entre as outras. A construção das redes de infraestrutura está pujante com grande potencial de cooperação a ser explorado. No processo da construção conjunta de Um Cinturão e Uma Rota, a China e o Brasil estão comprometidos a ficar de mãos dadas ultrapassando os oceanos na nova época, criando uma era de desenvolvimento com cooperação revigorada e dinâmica.

 

Constitui-se um processo harmonioso com entendimento entre os povos da China e do Brasil. As pessoas que têm a mesma aspiração não se importam da distância. Apesar da distância geográfica, os nossos países tem a ampla ressônancia na área cultural e humanística. A nação chinesa toma a paz como a prioridade e valoriza a diversidade na busca da paz. O povo brasileiro tem uma civilização aberta e inclusiva. Essas fortunas comuns espirituais e a mente ampla tornaram-se a base sólida do entendimento entre nossos povos. A sinergia e a troca de experiências da cultura sina-brasileira são nossa voz comum. O relacionamento bilateral sempre consegue se crescer e desenvolver na grande onda da época, com a força motriz oriunda da aspiração conjunta na busca do desenvolvimento e esforços indispensáveis do trabalho duro dos povos.

 

Meus amigos, Senhoras e Senhores,

O diplomata do Brasil, Barão Rio Branco, declarou firmemente, os diplomatas sempre servem ao seu país. Estou partindo do país de Samba rico e belo, mas meu coração nunca mais fica longe da grande causa de amizade entre a China e o Brasil. Qualquer lugar que eu for, sou sempre amigo do povo brasileiro. Serei sempre o enviado da amizade sina-brasileira, dedicando minhas forças e contribuição à cooperação China-Brasil.

 

Mais uma vez, manifesto os meus agradecimentos ao Embaixador Marcos Galvão e a todos os chefes da missão. Sinto-se muito honrado pela convivência e pelo conhecimento. Faço votos pela a nossa amizade para sempre!

 

Em fim, boa saúde para todos os amigos! Grandes Prosperidades para o Brasil e Novos avanços constantes para a cooperação amistosa entre a China e o Brasil!

Suggest To A Friend:   
Print