Home > Notícias do Brasil
Discurso na celebração do Dia da Imigração Chinesa na Câmara dos Deputados
2018/08/17

Excelentíssimo Senhor Deputado Fausto Pinato, Presidente da Frente Parlamentar Brasil-China,

Excelentíssimo Senhor Deputado Darcísio Perondi,

Amigos parlamentares,

Ilustres convidados, meus compatriotas,

Senhoras e senhores,

É com grande satisfação que participo da homenagem ao Dia da Imigração Chinesa na Câmara dos Deputados. Esta é a primeira vez que se celebra o 15 de agosto desde a sanção da lei que criou esta data comemorativa. A partir de agora, este será um dia especial para todos os chineses radicados neste País.

No encontro bilateral realizado recentemente, o presidente Xi Jinping manifestou ao presidente Michel Temer seu apreço pela criação do "Dia da Imigração Chinesa" no Brasil, considerando que o gesto reflete a grande importância que a sociedade civil deste País deposita no desenvolvimento das relações sino-brasileiras. Posso dizer que o estabelecimento da data é um marco na história da amizade entre os dois países. Gostaria de aproveitar para parabenizar, mais uma vez, ao Deputado Fausto Pinato, a todos os amigos parlamentares que promoveram a aprovação do projeto e, principalmente, à comunidade chinesa que reside e trabalha no Brasil.

A data marca também o aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. Esta coincidência no calendário simboliza uma combinação do espírito desbravador dos imigrantes chineses com a personalidade da nação brasileira e a filosofia por trás do relacionamento bilateral.

O empreendedorismo é a raiz dessas relações. Há mais de 200 anos, com uma coragem extraordinária, um grupo de produtores de chá cruzou os mares para esta terra incógnita, escrevendo a primeira página da história da imigração chinesa no Brasil. Com o mesmo espírito desbravador, os dois países sempre demonstraram pioneirismo nas suas relações. No dia 15 de agosto de 1974, os dois países consolidaram sua amizade transoceânica. O Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma Parceria Estratégica com a China e o primeiro na América Latina a elevar esse relacionamento à categoria de Parceria Estratégica Global. Atualmente, os laços bilaterais encontram-se em uma fase madura e dinâmica e caminham para a construção de uma comunidade de destino compartilhado.

A resiliência pavimenta o caminho do crescimento da parceria pragmática entre os dois países. Ao longo dos anos, com trabalho árduo e tenacidade, os imigrantes chineses se instalaram neste ambiente antes desconhecido, prosperaram, cresceram e retribuíram a acolhida dando sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil. Da mesma forma, as cooperações pragmáticas entre os dois países também se ampliaram gradativamente. No ano passado, o volume do comércio bilateral chegou a US$ 87,5 bilhões. Até o momento, o estoque do investimento chinês no País totalizou US$ 55 bilhões. Estamos trabalhando para coordenar a iniciativa OBOR com estratégias brasileiras de desenvolvimento para a transformação e a modernização dessa parceria.

Inclusão e harmonia são a alma das trocas humanas entre os dois lados. Ao transmitir sua tradição cultural, os imigrantes da China buscam integrar-se à sociedade local, enriquecendo o multiculturalismo brasileiro. A comunidade chinesa desenvolveu-se e aqui criou raízes graças ao acolhimento e à hospitalidade do povo brasileiro. Com o mesmo espírito, as duas nações estão promovendo a interação cultural e a compreensão entre seus povos. Estamos implementando o consenso dos líderes dos dois países, levando adiante a parceria nos campos de cultura, turismo, imprensa e educação, facilitando o intercâmbio de pessoas e contruindo vínculos de afinidade entre os dois povos.

Senhor Deputado Pinato, senhores parlamentares, amigos e compatriotas,

Com o apoio de todos os setores da China e do Brasil, acredito que a comunidade chinesa aqui radicada chegará cada vez mais longe no caminho da felicidade e que a Parceria Estratégica Global Brasil-China terá uma perspectiva ainda mais ampla.

Obrigado a todos!

Suggest To A Friend:   
Print